MISERY - Louca obsessão, de Stephen King

Há, em um dia de neve, nos E.U.A
Um autor que matou sua personagem;
Uma fã nº 1 consumida de raiva;
Um acidente na estrada que une os dois...

E o momento em que a obsessão se tornará uma longa jornada...

O trabalho difícil para todo leitor apaixonado verdadeiramente pela leitura é apontar um livro favorito entre tantos que já foram lidos e relidos. Existem personagens profundos; enredos mirabolantes; tramas bem amarradas; revelações grandiosas ao final de páginas demais para apenas selecionar um. É difícil escolher entre milhares de páginas lidas e dizer:

“Pronto! Este é o vencedor!”

Fora que ainda existe o trabalho em se selecionar o preferido em meio ao estilo. Terror. Drama. Thriller diversos. Suspenses que apunhalam você pelas costas e deixam seu corpo ali, tombado, estático com o que a trama lhe revela.

Stephen King é o cara que escreve livros a serem favoritados!

Misery (1987) ganhou-me logo no início. Nele, conhecemos Paul Sheldon. Escritor famoso, é reconhecido por sua série de best-sellers protagonizado por Misery Chastain. No dia em que termina de escrever um novo manuscrito, ele decide sair para comemorar, apesar da forte nevasca. Na estrada, acaba sofrendo um grave acidente de carro, sendo resgatado pela enfermeira aposentada Annie Wilkes. “O destino sempre conspira”, costumo dizer. Annie mostra-se uma das leitora dos livros de Paul, intitulando-se a “Fã nº 1” do autor.
Impossibilitado de andar, Paul se torna refém de Annie quando esta descobre o final do mais novo livro do autor. Annie, por seu lado, mostra-se a encarnação do Diabo, borbulhante em todo o seu sadismo e psicopatia, insolando Paul em um quarto. Conforme os dias vão passando, tem-se início aí uma série de torturas e ameaças que, Paul pensa enquanto sofre, fazem o inferno descrito na Bíblia parecer bem mais desejado.
Annie propõe um trato:
Que Paul reescreva um novo livro somente para ela…
Um novo final…
Um que ela considere apropriado para sua personagem favorita.
O que Paul irá ganhar, caso consiga, ele não sabe. Ferido e debilitado, terá que usa toda a sua criatividade de escritor para salvar a própria vida.

Caso não consiga, Annie se mostra já preparada para o que virá logo em seguida…

Misery é um daqueles livros de terror psicológico que amo me envolver. Trata-se do medo de qualquer pessoa que se encontra em meio ao sucesso e esbarra com alguém tão louco quantos suas mais monstruosas ideias; alguém que, pior, diz ser seu fã enquanto aponta o cano de uma arma para sua cabeça.
O livro é dividido em partes – Annie, Misery, Paul e Deusa – sendo contato por um narrador onisciente focado em Paul Sheldon. Por ele sabemos o quanto a dor o devora, o quanto os passos de Annie no andar de cima o deixam louco, o quanto doe quando Annie decide “brincar” de modo mais incisivo.
Não sabemos, contudo, o quão louca e perigosamente instável é Annie Wilkes! Sabemos apenas que mora sozinha em uma casa de fazendo no meio do nada, que adora ler romances vendidos em mercearias e que tem uma porca chamada Misery, em homenagem à sua personagem favorita em todo o mundo.

A mão que segurava o rato fechou-se em um punho. (…) Paul ouviu seus ossos quebrando, e então os dedos grossos de Annie enfiaram-se na carcaça, desaparecendo até a segunda falange. Sangue espirrou no chão. Os olhos baços da criatura se estufaram.

Sabemos, e somos fulminados quando descobrimos, que Annie não é tão desatenta assim:

“Você pode achar que pode me enganar, me passar para trás. Eu sei que eu pareço lerda e burra. Mas eu não sou burra, Paul, e eu não sou lerda.
Subtamente seu rosto se transformou.”

King escreveu Misery inspirado em um conto de Evelyn Waugh chamado O Homem que amava Diskens (The man who loved Dickens). Muito da premissa de Misery se assemelha aos elementos contidos no romance O Colecionador (1963), de John Fowles. Temos um alguém que não se diz louco, armado com uma casa no meio do nada, uma grande paixão não compreendida e seu principal ídolo preso em cativeiro.
Kathy Bates encarnando Annie Wilkes
Em 1990, Misery ganhou sua versão para o cinema. Misery – Louca Obcessão teve como protagonistas James Caan, no papel de Paul Sheldon, e Kathy Bates como Annie Wilkes. O desempenho de Bates foi tão incrível e brilhante como Annie, que este lhe fez ganhar o Globo de Ouro, o Chicago Film Critics Association Awards e o Oscar de Melhor Atriz.
Dentre todos os livros com antagonistas que já li, Annie Wilkes é uma das melhores. King a construiu de forma impecável. Ela claramente possui um transtorno de personalidade, além de ser maníaca-depressiva, e a cada crueldade que comete, o leitor fica cada vez mais curioso sobre o que ela fará em seguida…
Annie é uma personagem cruel, estranhamente perturbada, porém fascinante!

Então você vira e lê a última página… 
Respira... 
e pensa que tem diante de si o livro MAIS MONSTRUOSO DE TODOS!!!
Como o próprio narrador diz, "as personagens vibram".
Você sente a veracidade no que está sendo dito e nas personagens que ali sofrem.

Paul está nítido. Ele "pulsa".
Já Annie...

Annie DESFIBRILA!!!
ANNIE É UM CORAÇAO ACELERADO JORRANDO SANGUE QUANDO ESTE ENTOPE E BORBULHA ENTRE AS ARTÉRIAS!!!
ANNIE ESTÁ NOS ESPREITANDO ATRÁS DA PORTA ENQUANTO LEMOS... ANNIE E SEUS OUVIDOS.…
ANNIE E SUA INTELIGÊNCIA SOBREHUMANA...
ANNIE E SEU MACHADO PRONTO PARA SER USADO…




ANNIE E SEU MACHADO LUSTROSO CONTRA A LUZ DAS MÚLTIPLAS TROVOADAS!




Por Luvanor N. Alves
Share on Google Plus

About luvanornalves

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.

0 comentários:

Postar um comentário